07/09/2010

O Monge e o Executivo um exemplo de Liderança

James C. Hunter, em seu livro “O Monge e o Executivo Uma História Sobre a Essência da Liderança (Editora Sextante – Rio de Janeiro – 2004) traz importantes conceitos sobre líder e seus comportamentos:
“Sempre que duas ou mais pessoas reúnem-se com um propósito há sempre a oportunidade de exercer a liderança”;
  • "Gerencia é não é algo que você faça para os outros. Você gerencia seu inventário, seu talão de cheques, seus recursos. Você pode até gerenciar a si mesmo. Mas você não gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas
  • Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
  • Em seu livro, citado, James Hunter apresenta a diferença entre poder e autoridade, importante para mostrarmos melhor a diferença entre chefe e líder:
  • Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
  • Autoridade : A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal."
"Gentileza é dispensar atenção, apreciação e encorajamento aos outros."
Na verdade, gentileza é um ato de amor, porque exige que nos interessemos pelos outros, até mesmo porquem não sentimos qualquer afeição. Pequenas manifestações de apreciação, de encorajamento, de cortesia e de atenção, além de conceder créditos e elogios pelos esforços realizados, ajudam os relacionamentos a se desenvolverem de forma adequada.
William James, o grande filósofo e psicólogo americano, ensina que os seres humanos tem necessidade de serem apreciados. Madre Teresa disse que as pessoas anseiam por apreciação mais do que pelo pão.
Você tem dado atenção a seus filhos ultimamente? Ao cônjuge? Ao chefe? e aos funcionários que passam 14 horas por dia contribuindo com seus esforços?
Os lìderes efetivos precionam e estimulam os outros a aumentarem seu nível de atuação. Seu papel é encorajar as pessoas a partilharem conhecimentos e experiências de forma a funcionarem como uma influência constante e positiva para quem esta a seu redor. Lembre-se de que você não precisa ser chefe para encorajar e influenciar os outros.
Pequenas amabilidades, como "Bom-dia", "Por favor", "obrigado", ", "desculpe", "eu estava enganado", são fundamentais nos relacionamentos humanos.

Este trecho foi extraído do livro "Como se tornar um líder servidor - Os Princípios de liderança de O Monge e o Executivo" de James C. Hunter que é referência no assunto Liderança Servidora.

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